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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Financiamento: Minha casa minha vida



A realização de um financiamento habitacional é uma forma das pessoas realizarem o sonho de adquirirem a tão desejada casa própria, por isso o governo federal para incentivar a construção de novas moradias e reduzir o déficit habitacional, disponibilizou um crédito para a aquisição de uma moradia digna, o programa minha casa minha vida.
Para a realização deste sonho há necessidade de entregar uma quantidade de documentos para que seja feita avaliação financeira e documental da real situação que o comprador e vendedor se encontram. A relação de documentos está descrita a seguir:
Do(s) Proponente(s): (original e cópia)
  1. Prova de estado civil:
  • Solteiro(a): Certidão de nascimento atualizada;
  • Casado(a): Certidão de casamento;
  • Divorciado(a)/separado(a): Certidão de casamento averbada;
  1. Carteira de identidade
  2. CPF
  3. Comprovante de renda: os 3 últimos holerites
  4. Carteira de trabalho
  • Identificação – frente e verso;
  • Contratos de trabalho;
  • Opção pelo FGTS;
  1. Comprovante de residência atualizado
  2. Declaração de imposto de renda atual
  3. Último comprovante de pagamento de água, luz, telefone, etc…
  4. Extrato dos 3 últimos meses de contas em outros bancos
  5. Pagamento da tarifa
Do(s) vendedore(s) – Casal, se for o caso (original e cópia)
  1. Prova de estado civil
  2. Carteira de identidade
  3. CPF
  4. Comprovante de residência
  5. Conta na caixa
Do imóvel
  1. Opção de compra e venda: Modelo da caixa econômica federal
  2. Matrícula do imóvel contendo: registro atual, ações reais e pessoais reipersecutórias)
  3. Certidão de logradouro: prefeitura
Da obra
  1. Projeto completo (aprovado)
  2. Alvará de construção
  3. ART (arquitetônico, execução e complementares)
  4. Matricula da obra no INSS: para obras acima de 69,99 m²
  5. Cronograma físico financeiro: modelo da caixa
  6. Memorial descritivo e especificações técnicas: modelo da caixa
  7. Orçamento discriminativo: modelo da caixa
  8. Declaração de esgoto e elétrica
Do construtor/responsável técnico (engenheiro civil ou arquiteto)
  1. Comprovante de estado civil
  2. Carteira de identidade (original e cópia)
  3. CPF (original e cópia)
  4. Carteira do CREA (original e cópia)
A análise realizada com as documentações do comprador se torna essencial para saber a quantia financiável de forma a avaliar se está apta a realizar o financiamento no programa minha casa minha vida.
Os processos de aquisição de terreno e construção, atualmente são considerados os mais demorados, pois o prazo médio de contemplação do financiamento é de quatro meses dependendo da cidade. Isto acontece pela necessidade de avaliação do terreno a ser executado feito pelos engenheiros da caixa, que com a grande demanda, não conseguem suprir o grande número de processos.
Após a avaliação e aval da caixa é que o proponente poderá dar entrada no projeto arquitetônico, que será avaliado e autorizado pela prefeitura municipal de sua localidade. O comprador deverá estar ciente do pagamento de eventuais taxas de registro de terrenos e averbações na matrícula que são exigência para o financiamento habitacional.
No geral todo o financiamento é burocrático e demanda muito tempo para ser contemplado, mas para as pessoas que necessitam é uma excelente forma de conquistar o sonho da casa própria.

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