A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Todos nós reagimos à cor, e atualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado. Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente.
Veja abaixo como cada cor pode contribuir para cada ambiente.
Vermelho
É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.
Tons de Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitr que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.
Laranja
Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc. O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada do azul.
Amarelo
Também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas idéias. Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia pode tornar a pessoa "egocêntrica". O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade. Devemos usar com moderação os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Esta cor é associada com o intelecto, as idéias e a inquirição mental.
Verde
É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância 'às crianças, 'à família e aos animais. Pode indicar também pessoa que tende a acumular posses e não jogar nada fora. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada 'à auto-estima.
Azul
O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associdado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono. O índigo pode trazer à tona velhos medos, portanto deve ser usado com o rosa. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete a integridade e honestidade. As pessoas que se entregam à mentira e são desleais não costumam se sentir bem em um ambiente com esta cor, pois ela tende a fazê-las se sentir culpadas. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.
Violeta
Ou as pessoas odeiam ou elas amam... Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoçãoo e lealdade. Quando usado com o amarelo estimula a instrospecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verdeestimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
Púrpura
Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.
Magenta
Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.
Turquesa
É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.
Marrom
Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.
Cinza
Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. É uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.
Branco
Realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco pode dar a sensaçãoo de falta de força e profundidade.
Preto
É imponente, mas só quando usado com outra cor. Do contrário, pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.
AS CORES NOS AMBIENTES
No momento em que vamos fazer a escolha das cores para os ambientes, podemos usar um esquema específico baseado nas pessoas que vão viver neles e em como eles serão utilizados.
Podemos questionar:
Que tipo de atividade será realizada no espaço?
Quanta luz ele recebe?
Você quer basicamente um ambiente quente ou frio nesta área?
Você está diante de um ambiente vivo e estimulante, ou calmo e tranq�ilo?
O teto é alto ou incomumente baixo?
Você quer ampliar o tamanho deste aposento ou fazer com que ele pareça menor?
Ele é estreito e longo, ou largo e curto?
Banheiros
Devemos evitar o preto, exceto ser em pequenos detalhes. Se optarmos por cores escuras, podemos colocar plantas para amenizar e dar vida.
Rosa ou Pêssego: é muito relaxante e traz muito calor ao ambiente.
Amarelo: é a cor da criatividade, inspira novas idéias quando entramos na água.
Azul: muito relaxante em tons avermelhados e esverdeados, porém em tons acinzentados pode despertar introspecção e até tristeza.
Cozinha
É um dos lugares mais importantes da casa. É onde a família se reúne para comer, conversar, relaxar, por isso devemos fazer dela um ambiente que propicie descontração e convívio.
Rosa e Pêssego: estimula o afeto e a comunicação dos membros da família.
Pêssego, Laranja e Damasco: ativam a criatividade e o interesse em servir melhor e faz aumentar o interesse pela casa.
Vermelho: é altamente emocional e estimula tanto sentimentos positivos quanto negativos, portanto devemos usá-lo com cautela, ou seja, de acordo com a personalidade dos moradores.
Azul: por ser uma cor fria, pode causar certo distanciamento.
Amarelo-forte: estimula refeições rápidas e a falar muito enquanto comemos. Pode ser estressante.
Hall
Quando entramos numa casa, o hall é o primeiro lugar por onde passamos, nos dá as boas vindas e transmite um pouco dos modos de vida dos donos da casa. A cor é uma linguagem que faz afirmações a nosso respeito, portanto devemos usar uma cor que irradie energia de acordo com os moradores.
Amarelo: associado ao intelecto e inquisição mental.
Verde-maçâ: família, crianças.
Rosa: calor, afeto.
Azul: independência, auto-suficiência.
Vermelho: pioneirismo, ousadia, pessoa que gosta de ser notada.
Quarto
A cor a ser escolhida deve ser fria e relaxante, para descansar antes de dormir. Uma tonalidade mais fria "esfria" imediatamente a atividade nas células do cérebro, ajudando a reduzir a atividade incessante da mente. Quando dormimos absorvemos energia mais rapidamente, de maneira que as cores escolhidas para o quarto nos afeta profundamente.
Azul-hortência: acalma as emoções e ajuda a relaxar e vai bem com o pêssego, salmão e rosa.
Amarelo: estimula o pensamento, o raciocínio e a comunicação, portanto é mais indicado para ambientes sociais.
Verde-pálido: ajuda a equilibrar o ambiente e tem função antiestresse, combinado a uma cor quente dará ótimos resultados.
Quarto Infantil
No quarto das crianças podemos abusar de tons pastéis e usar cores mais fortes e desenhos variados em meia parede ou nos armários. Até a criança completar 18 meses, devemos evitar as cores muito fortes, pois podem deixar o bebê muito agitado. Neste período, é aconselhado usar tons claros de rosa e azul. O teto pintado de azul claro ajudaria a criança a ter um sono repousante.
Sala de Estar
A sala de estar deve ter vários padrões diferentes. Como é um lugar onde se recebe visitas, deve ter vários estímulos visuais para manter a atmosfera e a conversa viva e diversificada. Pode-se usar o amarelo, laranja, vermeho com o verde e azul como complemento.
Sala de Jantar
Neste ambiente podemos criar atmosferas diferentes com o uso das cores.Amarelo: estimula o ego, as pessoas tenderão a dizer mais o que pensam, provoca conversas estimulantes. Azul: propicia conversas mais sérias, sóbrias, sobre negócios. Vermelho: proporciona uma sensação de intimidade e a conversa será mais pessoal.
Espaços Altos
Dica: para rebaixar a altura do pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para um rebaixamento maior.
Espaços Baixos
Dica: para aumentar a altura do pé direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou branco.
Espaços Estreitos
Dica: para que o ambiente pareça mais amplo, utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e teto.Ao pintar uma das paredes menores com um tom mais escuro o ambiente parecerá menos estreito.
Espaços em "L"
Dica: para estes ambientes, pode-se delimitá-los visualmente utilizando cores contrastantes em uma das paredes.
Espaços Amplos
Dica: para reduzir ambientes amplos, recomenda-se pintar o ambiente todo ou duas paredes (uma de frente para a outra) com um tom mais escuro.Uma outra possibilidade é rebaixar o pé direito com a utilização de uma cor mais escura que as paredes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário