Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como escolher o revestimento cerâmico

O revestimento cerâmico é o material que mais atende às diversas necessidades de cada ambiente. Podendo ser utilizado nos pisos ou paredes de ambientes residenciais ou comerciais, tanto em áreas externas como varandas, sacadas, calçadas, piscinas e fachadas, como em áreas internas: banheiros, cozinhas, áreas de serviço, salas, quartos, escritórios, halls e escadas.
Antes de escolher a cerâmica (piso, azulejo ou demais elementos decorativos cerâmicos) é importante definir qual a função do revestimento.
Como Escolher a Cerâmica
Ao escolher o material é importante respeitar algumas características do ambiente, assim como é necessário entender as características dos diferentes modelos de revestimentos para que estes se adéqüem perfeitamente ao local, sem problemas futuros.
 Aplicação na parede: a escolha do material para esta finalidade não necessita ser tão rigorosa. As paredes permitem receber os mais variados acabamentos, pois não sofrem tanto com o uso diário.
Aplicação no piso: o material para o piso deve ser escolhido conforme o local a ser colocado e a quantidade de pessoas que caminham sobre ele.
·         Área interna: com baixo, médio e alto tráfego
·         Área externa: com baixo, médio e alto tráfico
·         Ambientes residenciais
·         Ambientes comerciais
Importante
Os materiais destinados a colocação no piso também podem ser utilizados na parede, mas nunca os materiais definidos como revestimentos de parede podem ser aplicados no piso. As características dos materiais são distintas e cumprem finalidades diferentes .
Conforto Físico
·         Piso: utilizar materiais antiderrapantes nas áreas externas, para quando o piso estiver molhado não colocar em perigo quem caminha sobre ele.
·         Parede: ideal para as áreas molhadas como banheiros, lavanderia e cozinha, pois este acabamento permite a fácil limpeza do local sem que sua superfície seja danificada.
Conforto Térmico
O revestimento cerâmico é considerado um material frio, e conseqüentemente não apresenta bom isolamento térmico. A sensação de temperatura baixa ao tocar a superfície deste material pode variar conforme a composição de cada modelo, sendo assim é possível notar que algumas peças são mais ou menos frias que as outras.
Piso: ideal para as edificações localizadas em regiões quentes, pois proporciona ao ambiente a sensação e o toque frio. Já em locais de clima frio, o piso de revestimento cerâmico reforça a sensação da temperatura baixa.
Caso o objetivo é “aquecer” o ambiente opte por pisos de madeira, laminados, vinílicos, ou carpetes. Outra opção é o uso de tapetes sobre o revestimento cerâmico, pois bloqueiam o frio.
Guia Rápido para Escolher a Cerâmica
Veja abaixo uma lista resumida dos itens necessários para escolher corretamente o revestimento cerâmico:
1.    Defina: Qual é o ambiente? Interno ou externo? Receberá umidade? Parede ou piso? Tem alto tráfego?
2.    Escolha o padrão de qualidade da cerâmica (tipo A, C ou D);
3.    Defina qual o grau de impermeabilidade necessária (porcelanatos, por exemplo, são revestimentos cerâmicos de baixa absorção);
4.    Qual o Índice PEI necessário?
5.    Escolha o acabamento e a tonalidade da cerâmica;
6.    Siga algumas dicas importantes para comprar, receber e instalar o revestimento cerâmico.

Fontes: Portal Clique Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário